O poder da intuição
saiba como usufruir da sua voz interior
Se você é sensível e acredita que possui um “sexto sentido”, é provável que você esteja certa!
Quem nunca teve um mau pressentimento? Ele surge quando você menos espera e é acompanhado de angústia, aperto no peito e a sensação estranha e perturbadora de que algo não está certo. Quando essas percepções surgem, você costuma ter certeza de que algo ruim está por vir. Algumas pessoas chegam a desistir de viagens e outros planos, mesmo não havendo motivo racional para isso. Muitos chamam essa sensação de intuição e, para alguns, tal ideia difere de mulheres para homens. Mas anal, o que acontece com a mente quando esse sentimento surge?
na verdade, do inconsciente.
“Taquicardia, borboletas no estômago, sensação de medo no coração e alteração no ritmo respiratório são alguns dos sinais que não devem ser ignorados.
Mulheres têm uma sabedoria interna que ultrapassa nossa mente analítica. Ela vem do inconsciente e pode ser sentida no corpo pelas sensações corporais como um sinal para seguirmos adiante ou evitarmos alguma atitude ou decisão”, conta.
Porém, é preciso se atentar ao fato de que transtornos psicológicos também podem ser a causa dessas sensações. No entanto, elas ocorrem de diferentes maneiras e intensidades.
“A diferença entre alguns desses sinais e ansiedade e estresse, por exemplo, é que são sinais passageiros. Assim que percebemos e tomamos consciência do que está ocorrendo, eles se dissolvem. Nos transtornos psicológicos, os sintomas não desaparecem, eles se intensicam”, explica a psicóloga.
É como se a intuição envolvesse uma sensação mais sutil do que perturbadora.
O diagnóstico de um transtorno de ansiedade, por exemplo, é dado quando uma lista de sintomas com determinada frequência e intensidade é apresentada, o que é bem diferente de sinais leves e transitórios que o nosso corpo apresenta para nos conectar com as informações da nossa sabedoria interna, explica Katia.
Segundo a especialista, todas essas sensações pessoais originárias do nosso inconsciente podem ainda mais intensas no período menstrual.
Alguns estudos comprovam a relação entre a variação dos hormônios femininos e os neurotransmissores como a noradrenalina e serotonina, que são os moduladores do humor, do bem-estar e do estado de relaxamento.